terça-feira, 28 de março de 2017

CREAS REALIZA ATIVIDADE COM IDOSOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO (CCI)



Na tarde da última quinta-feira, dia 23/03/17, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), atividade com os idosos que participam de grupos de convivência nas unidades do Corcetti e do PROPAC II, na Vila Barcelona.
A atividade aconteceu a partir do convite da Coordenadora do CCI, Priscila Prado Petrim, e foi conduzida pela Assistente Social Poliana Cruz Pereira Fonseca, que é a técnica de referência do PAEFI Idoso no CREAS, com o apoio do orientador social Adriano de Castro Sarto. Após a recepção dos 53 participantes foi realizada uma dinâmica com balões, com o objetivo de demonstrar a importância de se construir laços de amizade, de poder ajudar e contar com a ajuda uns dos outros e também de saber reconhecer o momento de pedir e aceitar ajuda. Em seguida, foi exibido um filme, que retrata as vivências de uma senhora de 85 anos que precisa aprender a lidar com as dificuldades impostas pela idade e pelas intromissões dos filhos, que discutem entre si para saber quem deve assumir os cuidados com a mãe. Após a exibição foi aberto um espaço para que os idosos pudessem falar de suas impressões sobre o filme e de situações em que puderam se identificar ou reconhecer alguém com quem convivem. A participação dos idosos foi enriquecedora e eles demonstraram bastante interesse em discutir o tema.

A organização avaliou de forma muito positiva a parceria entre o CCI e o CREAS, que trabalha no intuito de cessar, prevenir e evitar situações de violência e violações de direitos. Acredita-se que essa parceria tenha possibilitado trabalhar questões que fazem parte do cotidiano familiar e social dos idosos e que a partir dessa mobilização as equipes do CCI, através dos orientadores sociais Ródinei Vicente Firmino e Jeanne Medina M. Martins, que também estavam presentes, possam dar continuidade no trabalho já realizado abordando as temáticas apresentadas no filme e abrindo espaço para discussões que venham a promover o fortalecimento e a afirmação da identidade dos idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário